sexta-feira, 2 de maio de 2014

Aula Confeitaria

Dia 25/04, terminamos uma etapa e agora, é hora de começar novas. No dia 28, começamos duas matérias de 100h/aula: Elaboração de Cardápios e Tecnologia Alimentar; e Panificação e Confeitaria. Geralmente, os primeiros dias de matéria são apenas apresentações e pequena formalidades sobre a matéria que será ensinada, mas desta vez, logo no primeiro dia, fomos para a prática.

Era o sonho de todos aqueles universitários que já haviam passado por três etapas consecutivas com poucas aulas práticas e às vezes, etapas exclusivamente teóricas. Deixo um parêntese aqui frisando que sim, gostamos das teóricas, mas como sempre quando se tem muito de algo, geralmente queremos variar um pouco.

E como sempre muito falei aqui, a área de panificação e confeitaria é algo que me interessa muito e exatamente por isso que resolvi nesta postagem, falar sobre ela.

Nesta primeira aula, as receitas que foram produzidas foram o suspiro e o torrone. Para focarmos na preparação de merengues e caldas de açúcar. Lembro que ao mesmo tempo em que eu fui para a aula animada pela prática, tenho que assumir que fui com “o nariz torcido” por ser doces que eu geralmente não escolheria. Torrone? Eu provei algumas vezes os industrializados e achava intragável, então antes da aula até estava meio chateada por imaginar que faríamos aquilo que não suporto comer. A aula passou, e os torrones ficaram prontos. E como por magia, aquilo que eu tinha na minha cabeça como intragável ficou maravilhoso, com um leve toque de mel, com amêndoas torradas e uvas passas. Levei um pouco dele e antes mesmo de sair da faculdade, eu e meu namorado devoramos. E a minha surpresa? Ele comentar que também não gostava de torrone.

Os suspiros não ficaram assados a tempo para levarmos, mas voltando deste feriado, provavelmente já conseguiremos prová-los.


Minhas expectativas para essa matéria? As melhores possíveis. As duas professoras além de saberem muito bem sobre o que ensinam, sabem como ensinar. Prezam pela divisão da sala, mas apenas para que todos tenham uma melhor assistência para que a técnica seja aprendida. Sem dúvida, vai aumentar muito nossa bagagem de conhecimento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário