sexta-feira, 9 de maio de 2014

Segunda aula de confeitaria

No dia 06/05, mais uma aula de confeitaria. Como tínhamos feito merengues e derivados deles ultima aula, nada mais justo do que continuar com as massas merengadas. 

Quais são as massas merengadas?

As massas merengadas se baseiam na massa de progresso-sucesso, na massa dacquoise e nos famosos macarrons - os quais eu até hoje, não sou muito fã-. 

Curiosidade:

A massa de progresso-sucesso antes era dividida em massa de progresso e massa de sucesso. Mas atualmente não é mais feita tal separação. A diferença entre as duas é a composição. A de progresso levava avelãs e a de sucesso, amêndoas moídas. 

Enfim, o que fizeram?

A composição da noite foram duas dacquoises: uma de amêndoas e uma de coco. O mais interessante dessa massa é que ela não leva farinha de trigo, tornando a sem glúten se produzida no local que não houve contaminação. Ela leva amêndoas em pó e fica extremamente leve por causa das claras para o merengue.  Depois das massas, o próximo passo era fazer o misterioso creme de confeiteiro ou em francês, crème patissier. Fizemos de chocolate e de baunilha, e este ultimo, realmente utilizamos a fava de baunilha, que agrega um sabor incrível a composição.  E por ultimo, o famoso e tão amado, creme chantilly. 

crédito da foto: Ana Lúcia Eckert
Momento desastre da Michelle:

Lá vai a Michelle fazer o chantilly, e neste momento penso, "se batemos na batedeira, deve ser batido rápido" e assim fiz, batendo com um fouet -batedor de arame-. Do nada, aquele creme fica com um aspecto meio sólido, soltando um líquido estranho e perguntamos a professora sobre isso.  "Vocês acabaram de fazer manteiga!" Fiz manteiga doce, o sabor é estranho, mas o moral da história, tivemos que fazer de volta.  E não, eu não tirei foto da minha manteiga. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário