domingo, 7 de setembro de 2014

Cozinha Espanhola

Sim, eu sei. Sumi de volta. Passei por um momento de baixa inspiração para escrever sobre os pratos aqui no blog, pelo fato de já ter um trabalho que tinha que entregar todo final de semana  sobre eles, mas enfim, voltei. Começando de volta.

Cozinha Espanhola

A Espanha geograficamente é uma mescla de climas e relevos, nela existem desde cadeias de montanhas, a planícies áridas e o litoral. A maior parte da região fértil deste país é uma área fria, que propicia a produção de azeite de oliva. Aliás, a Espanha é o maior produtor de azeite, mas não é o maior consumidor dele.

A cozinha espanhola é uma cozinha criada na base de duas grandes influências. A dos romanos e a influência do Novo Mundo, que no caso são os país que a Espanha colonizou na época das grandes navegações, como o México. Os romanos levaram para este país as amêndoas, frutas cítricas e as especiarias. Já do Novo Mundo, vieram as pimentas, o tomate, o feijão, a baunilha e a batata.

Maioria das refeições espanholas, sempre são acompanhadas com pão e vinho e há um grande consumo de saladas e sobremesas a base de frutas. Alho, tomate, pimentões e a cebola são ingredientes imprescindíveis na culinária espanhola, assim como a presença constante de frutos do mar como a lagosta, polvos, lulas e mariscos.

Os preparos da aula foram mais inclinados para a região de Valência e Galícia. Eles eram: o Gazpacho, a Paella Mista, a Tortilha de Batata, a Sangria e a Crema Catalana.

Gazpacho

O Gazpacho é uma sopa a base de tomate, pimentões, pão e pepino que é consumida fria. Tem um sabor bem característico de pimentões devido a maior quantidade deles na receita. Os ingredientes são cortados e  batidos no liquidificador. A grande dica, na hora de peneirar, escolha uma peneira com buracos mais abertos. Assim, seu Gazpacho ficará mais espesso e da forma que deverá ficar. Não esqueça de deixá-lo na geladeira, assim ele está frio na hora de servir.


Paella Mista

A Paella Mista é derivada da clássica Paella Valenciana. A Paella Valenciana é composta por apena frutos do mar como proteína, já a Paella Mista pode ter, além dos frutos do mar, pato, frango ou cordeiro. No caso desta, foi adicionado o frango. O grande truque da Paella é fazer item por item até ter todos os ingredientes pré-cozidos e assim finalizar o prato.


 Tortilha de Batata

A Tortilha de Batata é um prato criado após a época das grandes navegações, exatamente pelo fato da batata ser trazida do México. Composta de ovos, batatas e cebola e frita em uma grande frigideira, a maior preocupação deste preparo é não deixá-la queimar ou quebrar.


Sangria

A Sangria é uma espécie de ponche. Feito com vinho tinto e frutas, este preparo é feito sem segredos. Use maçãs e frutas cítricas, açúcar e vinho tinto seco para achar o contraponto ideal que sabe que agradará seu paladar. Beba-a gelada.


Crema Catalana

Para quem já tem lido o meu blog anteriormente, já viu que fiz crème brulée. E sim, ele é bem similar ao crème brulée, só que bem mais fácil de fazer. Porque ao invés de ir ao forno em banho-maria, este vai diretamente ao fogo com a sua temperatura controlada.


Espero que tenham gostado da postagem! Próxima postagem: Cozinha Sírio-Libanesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário